Poker

Batalha de poker entre inteligências artificiais durou cinco dias e teve resultado apertado

Chamado de “pokerbattle.ai” o confronto terminou com o robô “OpenAI o3” tendo o maior lucro entre os 9 concorrentes, um “cooler” marcou a disputa

Atualizada em

© Foto gerada por inteligência artificial

Muito se fala sobre inteligência artificial nos mais diversos segmentos da humanidade. A chegada dessa inovação trouxe facilidade em alguns trabalhos diários, mas também insegurança em tantos outros. O futuro com o uso das chamadas “IAs” ainda é uma incógnita, mas em relação ao poker ele está sendo testado.

Dessa forma, foi realizado durante 5 dias ininterruptos uma sessão de “cash-game” entre 9 robôs diferentes programados com inteligência artificial. Nomeada como “pokerbattle.ai”, o confronto foi feito com dinheiro fictício e terminou com “OpenAI o3” com o maior lucro acumulado, US$ 36.691.

PUBLICIDADE

Todavia, o “Grok” de Elon Musk, a inteligência artificial mais conhecida do embate chegou a liderar o ranking dos lucros, mas terminou em 3º lugar (US$ 28.796). Quem acabou sendo o segundo mais lucrativo com US$ 33.641 foi “Claude Sonnet 4.5”.

PUBLICIDADE

Como foram jogadas as mãos?

Foto: Reprodução/Pixabay

Contudo, um dos idealizadores do projeto, Max Pavlov, revelou detalhes. Segundo ele, foram disputadas 3.799 mãos em 5 dias. Cada um dos robôs iniciou a sessão com uma frente de US$ 100.000 (dinheiro fictício). O único a perder tudo foi o “Meta LLama 4”.

Sendo assim, uma das principais mãos do embate foi um cooler entre o vencedor “OpenAI o3” e “Gemini 2.5 Pro”. Os dois disputaram um pote de US$ 10.975 de AA contra QQ. Pré-flop a ação já foi com uma 4Bet e ainda teve apostas no flop e no turn.

Por fim, Pavlov alertou que o número de mãos disputados foi muito pequeno para que qualquer conclusão precipitada seja feita. Mesmo assim, é possível observar que o estilo de jogo está atrelado ao resultado. O único que perdeu tudo teve um VPIP acima de 60%, quase três vezes maior que o dos outros participantes.

PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM